A Seção Sindical Goiânia e Sede representadas pelos respectivos presidentes, Sr. Waltterlenne Engle Freitas de Lima e Sr. Cláudio Raimundo Kovalski Kaminski iniciaram entre os dias 13 e 14.12.17 visitas nos gabinetes de alguns deputados federais a fim de solicitarem apoio ao Projeto de Revitalização da Embrapa que prevê a alteração da estrutura jurídica de empresa pública de direito privado para autarquia em regime especial. Partindo do princípio que a soberania nacional e segurança alimentar são funções de Estado, não justifica manter a Embrapa enquadrada como empresa sem poder desempenhar função de empresa e muito menos de Estado, logo, a saída mais racional e estratégica é transformá-la em uma Autarquia em Regime Especial dotada de recursos próprios e apta ao desempenho das funções de Estado.
A visita dos presidentes contemplou também o alerta sobre o PL 9215 de 29.11.17 que está aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados. Esse projeto de lei dá competências ao Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, conforme artigo 3º, § 2º:
Art. 3º A empresa estatal deverá, nas hipóteses previstas em regulamento, apresentar proposta de Plano de Recuperação e Melhoria Empresarial - PRME, com o objetivo de assegurar sua sustentabilidade econômico-financeira, sua eficiência e sua produtividade.
§ 2º Compete ao Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
I - estabelecer as diretrizes gerais para elaboração do PRME pelas empresas estatais federais;
II - recomendar que a empresa estatal federal elabore o seu PRME;
III - homologar a proposta de PRME;
IV - classificar a empresa como “Em recuperação e melhoria empresarial”;
V - recomendar alterações ao PRME em execução;
VI - após o encerramento do PRME, submeter ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República e ao Ministro de Estado da Fazenda proposta de classificação da empresa estatal como dependente ou não dependente; e
VII - a qualquer tempo, submeter ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República e ao Ministro de Estado da Fazenda proposta de recomendação ao Presidente da República de edição de decreto que tenha por objeto dissolver ou alienar a empresa estatal.
A situação é grave e o alerta obriga os parlamentares a criarem comissões, atravessarem emendas para modificação de textos e se situarem de como a Embrapa vem sendo tratada. Os presidentes avaliaram como positiva a continuidade do trabalho nos anexos da Câmara dos Deputados e logo chegarão ao Senado Federal. Defender a Embrapa é defender o Brasil, e defender o Brasil é defender a sua soberania.
Abaixo, relação dos gabinetes visitados com entrega do exemplar do projeto para chefes de gabinete, advogados e outros:
AFONSO HAMM – PP/RS
BOHN GASS – PT/RS
VALDIR COLATTO – PMDB/SC
ZÉ SILVA – SOLIDARIEDADE/MG
JOÃO CAMPOS – PRB/GO
Na terça-feira (19.12.17) os presidentes irão falar com os seguintes deputados federais:
FLÁVIA MORAIS – PDT/GO
PEDRO CHAVES – PMDB/GO
HEULER CRUVINEL – PSD/GO
Anteriormente os presidentes já haviam falado com o Deputado Federal Roberto Balestra – PP/GO.