CURTAS E BOAS - Agricultura
Em entrevista concedida ao site da revista Globo Rural, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, avalia que a agricultura brasileira precisará avançar em diversas frentes para responder aos desafios que surgirão até 2050.
Durante a entrevista, concedida ao jornalista Bruno Blecher, Lopes afirma que a partir de agora até 2050, “todas as agriculturas serão importantes. Eu não consigo visualizar um futuro onde a agricultura de larga escala perca importância; assim como também não vislumbro um futuro onde o pequeno agricultor desapareça. A gente vê uma realidade de mudança demográfica muito rápida, com uma população ficando mais envelhecida, mais esclarecida, mais rica, mais exigente. Então vamos experimentar um futuro onde a demanda vai crescer em quantidade, mas também em especialidades”, avaliou.
Diante dessas mudanças, o presidente disse que a agricultura precisa mudar e avançar em qualidade e diversificação, o que demandará ainda mais especialização e qualificação por parte dos produtores rurais. “O consumidor se tornou o grande coordenador de todo o sistema agro-industrial, exigindo sustentabilidade e qualidade e isso só tenderá a crescer”, concluiu.