A Diretoria Nacional do SINPAF lança, nesta quinta-feira (17/3), a Campanha Salarial de 2016/2017. O material, que já está disponível na página do SINPAF, apresenta uma charge crítica com o mote “SE FUGIR O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME, SE UNIR O BICHO FOGE!”, que remete à crise pela qual passa o Brasil.
O desenho traz, ainda, as principais bandeiras das negociações deste ano, que são: o reajuste salarial com ganho real, avanço nas negociações, novo plano de cargos e salários, isonomia de direitos, transparência na gestão do plano de saúde e previdência complementar, Embrapa e Codevasf 100 por cento públicas e cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
“A intenção da Diretoria Nacional com essa campanha é mostrar às empresas que os trabalhadores da base do SINPAF não vão pagar a conta da crise”, explica o presidente do Sindicato, Julio Guerra.
Dessa forma, o SINPAF ressalta a importância da união dos trabalhadores para afastar a sombra da crise e convoca toda a categoria para a mobilização, que deve começar desde já. A DN sugere que os trabalhadores da Embrapa e da Codevasf substituam as capas das suas redes sociais (Twitter e Facebook) em adesão à campanha.
A DN já encaminhou os cartazes, baneres e adesivos pelos Correios. Mas, cada Seção Sindical poderá confeccionar mais materiais, conforme a necessidade de cada localidade. Para isso, basta baixar as artes de cada peça da Campanha Salarial, disponíveis no link final da matéria.
Pauta de Reinvindicações e Calendário de Negociações
A Pauta de Reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017 foi amplamente debatida e decidida entre os trabalhadores, os presidentes da Seções Sindicais e a Diretoria Nacional do SINPAF.
Para o cumprimento da data-base da categoria, 1º de Maio, a Diretoria Nacional entregou os documentos na Embrapa, no dia 18 de dezembro de 2015. A DN também já protocolou documentos nos quais reitera o assunto e cobra resposta quanto ao calendário de negociações, o que não foi respondido até o momento.
Reivindicações ACT Embrapa:
- O reajuste salarial com o IPCA do período de 1 de maio de 2015 a 30 de abril de 2016 mais o PIB Agrícola de 2015;
- Isonomia de benefícios;
- Garantia do adicional de insalubridade;
- Auxílio alimentação/refeição de acordo com o IPCA da alimentação do período de 01/05/2015 a 30/04/2016 mais PIB Agrícola de 2015;
- Divisão dos auxílios nos cartões alimentação e refeição facultativo ao empregado, vale alimentação/refeição por ocasião do pagamento do 13º salário;
- Padrão isonômico para fornecimento do café da manhã na Unidades;
- Incentivo à qualificação com gratificação de 3 por cento para os que possuam ou venham a possuir o ensino fundamental, 6 por cento para ensino médio e 9 por cento para graduação;
- Adesão ao Vale Cultura;
- Adicional de 25 por cento do salário base aos trabalhadores que exerçam atividade que exigem Anotação Técnica de Responsabilidade;
- Publicação interna das vagas existentes em suas unidades e banco de pessoal;
- Constituição de um Comitê de Progressão Salarial;
- Programa de Demissão Incentivada;
- Folga de Pagamento;
- Instituição do Dia do Profissional de Pesquisa;
- Inclusão no ACT do Sistema de Compensação de Horas;
- Opção de realização de horas corridas para empregada com filho até 2 anos de idade;
- Opção de licença paternidade e maternidade para adoção por empregados homoafetivos;
- Além de diversas garantias ao que tange à segurança e saúde do trabalhador: como Programa de Vacinação contra gripe, liberação do trabalhador para exames de médicos em municípios de difícil acesso, instalação e manutenção de dispositivos de segurança e proteção em áreas de campos experimentais, entre outros.